VI Conferencia Municipal de Assistência Social apresentou nova ótica sobre o SUAS
No dia 06 de agosto de 2015 foi realizada na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Tio Hugo a VI Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento contou com a de várias autoridades do âmbito municipal. Além disso, os beneficiários do Programa municipal “Dignificar” também participaram da conferencia que teve como tema; “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.
O “SUAS” — Sistema Único de Assistência Social — é um sistema público que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
A palestra com o lema: “Pacto republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos\”, foi ministrada pela Sra. Marisa Ignes Orsolin Morgan, graduada em Serviço Social e pós graduada em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, além de ser Especialista em Serviço Social e mestre em Educação. Na ocasião, ela explicou como o SUAS é operado assim como a rede que compõem o programa, apresentando as mudanças ocorridas desde o surgimento do SUAS há 10 anos.
“O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos””, explicou a palestrante.
No total cerca de 60 pessoas participaram da VI conferência, e puderam acompanhar mais de perto a importância dos serviços da assistência social.